7 remédios para hérnia de disco mais usados (2022)

A hérnia de disco é caracterizada pelo deslocamento ou desgaste dos discos que ficam entre as vértebras da coluna, que normalmente ocorre conforme envelhecemos. As dores geralmente são observadas quando esse deslocamento ou desgaste dos discos pressionam algum nervo do local.

Com o passar dos anos, os discos encontrados na coluna perdem água. Isso faz com que eles fiquem menos flexíveis e sofram danos com mais facilidade, o que pode levar a uma hérnia de disco.

Continua Depois da Publicidade

Em outros casos, a hérnia de disco pode ser causada pelo esforço físico excessivo, como quando levantamos muito peso por um período de tempo prolongado. Mais raramente, um trauma físico como uma pancada forte nas costas ou uma queda pode resultar em uma hérnia de disco.

Pessoas com excesso de peso são mais propensas a desenvolver hérnia de disco porque o peso em excesso pode causar estresse nos discos. Outros fatores que podem contribuir para a ocorrência são o sedentarismo, a genética e a profissão – especialmente aquelas que envolvem esforços físicos extenuantes.

Grande parte das hérnias de disco acontece na parte inferior das costas, mas também há casos em que ela ocorre próxima do pescoço. Os sintomas mais comuns de uma hérnia de disco são dor nos braços ou nas pernas, fraqueza e sensação de dormência ou formigamento, além de alterações na mobilidade física.

Geralmente, esses sintomas diminuem ou desaparecem por completo em algumas semanas apenas com algumas mudanças de estilo de vida, mas muitos casos precisam de tratamento ou até de cirurgia para reparação local.

Aqui, trazemos uma lista com os remédios para hérnia de disco mais usados e várias dicas para tratar a condição e aliviar os sintomas da hérnia.

Continua Depois da Publicidade

(Video) HERNIA DE DISCO TEM CURA?

Diagnóstico

Uma hérnia de disco normalmente é identificada facilmente por meio de um exame físico. Exames de imagem adicionais podem ser solicitados por um médico para analisar a hérnia com mais detalhes. Exemplos incluem exames de raios-x, uma tomografia computadorizada, um mielograma ou uma ressonância magnética.

Além disso, também podem ser solicitados exames como um eletromiograma ou um estudo de condução nervosa que mede como os impulsos elétricos estão ocorrendo ao longo do tecido nervoso do organismo. Esse tipo de avaliação ajuda a identificar a localização exata do dano quando os nervos são afetados pela hérnia.

Tratamento

O tratamento de uma hérnia de disco ocorre quando há o aparecimento dos sintomas relacionados, já que há casos em que o problema não causa nenhum sintoma ou problema mais grave.

A seguir, vamos mostrar quais são os remédios para hérnia de disco mais indicados pelos médicos para o alívio dos sintomas.

Remédios para hérnia de disco mais usados

1. Analgésicos

Quando a dor relacionada à hérnia de disco é leve ou moderada, o uso de analgésicos pode ser o suficiente para aliviar.

Nesses casos, remédios de venda livre como o naproxeno sódico ou o ibuprofeno podem ser grandes aliados no tratamento da hérnia. Por se tratarem de analgésicos da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais, esses medicamentos também atuam na redução da inflamação além de promover alívio da dor.

Continua Depois da Publicidade

No entanto, o uso desses remédios por mais de 10 dias não é recomendado sem a orientação médica.

(Video) Tratamento de hérnia de disco com fisioterapia e medicamentos | Dr. Antenor Mazzuia

2. Narcóticos

Em casos de dores mais intensas, o uso de narcóticos pode ser recomendado por um médico. Um medicamento muito comumente indicado é a codeína, que se trata de uma combinação das substâncias oxicodona e acetaminofeno.

Porém, essa classe de medicamentos só deve ser usada se prescrita por um médico, já que efeitos colaterais indesejados como náusea, confusão mental, constipação e efeito sedativo podem ser observados.

3. Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares podem ser usados como remédios para hérnia de disco para auxiliar na redução dos espasmos musculares que afetam algumas pessoas com a hérnia. Efeitos colaterais que podem ser observados incluem sedação e tontura.

4. Anticonvulsivantes

Medicamentos anticonvulsivantes podem ser úteis para tratar a hérnia de disco e para reduzir as dores nos nervos. Exemplos incluem a gabapentina e a pregabalina.

5. Cortisona

A cortisona é um ótimo remédio para hérnia de disco inflamada. Em casos em que a inflamação é mais grave, o médico pode optar por injetar a cortisona diretamente na área da hérnia para auxiliar na redução da dor e da inflamação.


6. Antidepressivos para dor no nervo

Alguns profissionais optam pelo uso de antidepressivos no tratamento de dores crônicas. Essa não é uma prática amplamente adotada no meio médico, mas funciona para alguns pacientes que não respondem a outros tipos de tratamento. Exemplos de antidepressivos indicados como remédios para hérnia de disco incluem a amitriptilina e a duloxetina.

Entretanto, só é recomendado utilizar antidepressivos sob orientação médica, já que os efeitos colaterais desses medicamentos podem ser muito sérios.

7. Injeções epidurais

A injeção de medicamentos específicos, como esteroides, anti-inflamatórios e anestésicos no espaço epidural (região ao redor da medula espinhal) pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor que atinge a região interior e ao redor das terminações nervosas da coluna vertebral.

Tratamentos alternativos para hérnia de disco

(Video) O Melhor Tratamento do Mundo para Hérnia de Disco

Além dos remédios para hérnia de disco mencionados acima, a condição podem ser adotados tratamentos alternativos e um estilo de vida mais saudável. Alguns deles incluem:

1. Fisioterapia

A fisioterapia ajuda pessoas que sofrem com hérnias de disco a adotar posições mais adequadas para executar as tarefas do dia a dia, além de aprender exercícios que podem ser feitos para minimizar as dores.

Os fisioterapeutas também podem ajudar através de tratamentos que envolvem calor e frio, ondas de ultrassom que estimulam a região afetada e melhoram o fluxo sanguíneo, técnicas de tração que aliviam a pressão sobre o nervo afetado, eletroterapia, que gera impulsos elétricos que podem diminuir a dor, e a indicação de uso de órtese para o pescoço ou para a parte inferior das costas para melhorar a postura e reduzir a dor.

2. Compressas

A aplicação de compressas frias na região da dor pode aliviar a inflamação nos primeiros dias. Se a dor persistir por mais de 3 dias, é possível passar a aplicar compressas quentes para amenizá-la.

3. Quiropraxia

A quiropraxia é um tipo de terapia em que um quiroprático realiza movimentos na coluna vertebral que podem ajudar a reduzir a dor relacionada à hérnia de disco.

4. Massagem

Massagens na região dolorida podem aliviar, ainda que por pouco tempo, as dores no local.

5. Acupuntura

A acupuntura é uma terapia alternativa que pode ajudar no alívio de dores crônicas na região das costas e do pescoço, sentidas por pacientes com hérnia de disco.

6. Yoga ou pilates

A prática de atividades físicas como a yoga e o pilates é útil para melhorar a postura e aliviar dores crônicas nas costas que podem ocorrer por causa de uma hérnia de disco. Além dos exercícios propostos, as atividades trabalham também a respiração. No caso da yoga, a meditação é mais um dos benefícios.

7. Cirurgia

Quando os sintomas não melhoram com nenhum tipo de tratamento ou quando complicações como dormência persistente nos membros, perda de controle da bexiga ou dificuldades de mobilidade surgirem, a cirurgia pode ser a melhor opção.

No procedimento, o médico cirurgião costuma remover a parte mais saliente do disco por meio de uma discectomia aberta em que ele usa um laparoscópio que é inserido através de um pequeno orifício aberto na parte anterior ou posterior da coluna. O procedimento é considerado seguro e traz alívio imediato das dores sentidas pelo paciente.

(Video) Como tratar Hérnia de Disco e Dores na Coluna - Você Bonita (24/05/19)

Também há casos em que é necessário realizar uma fusão espinhal em que 2 vértebras de cada lado do disco são fundidas para dar estabilidade à coluna. Isso impede que os ossos se movimentem, impedindo que o paciente sinta mais dores.

Em outras situações, uma laminectomia lombar pode ser realizada para remover um pequeno pedaço de osso conhecido como lâmina da vértebra, que é uma espécie de capa que protege a medula espinhal e que facilita a visualização da hérnia pelo médico e que também ajuda a aliviar a pressão sobre os nervos.

Em alguns casos mais raros, todo o disco pode precisar ser removido e ainda há casos em que pode ser feita a substituição do disco por um disco artificial, que pode ser composto de materiais como metal ou biopolímero.

8. Repouso controlado

Embora repousar seja importante para se recuperar de qualquer condição de saúde, repouso demais pode fazer mal para pessoas com hérnia de disco. Isso acontece porque repousar em excesso pode deixar as articulações rígidas e os músculos fracos, o que acaba prejudicando a recuperação.

O ideal é descansar em uma posição confortável por cerca de 30 minutos e logo em seguida se colocar em movimento, fazendo uma caminhada leve ou alguma atividade que não cause muita dor.

Dicas

Se você quer evitar que as dores voltem ou reduzir o risco de desenvolver uma hérnia de disco, há algumas medidas que você pode tomar.

1. Praticar exercícios físicos

É importante se exercitar para fortalecer a musculatura do tronco, o que ajuda a estabilizar e apoiar a coluna, diminuindo as dores. Como muitas pessoas com hérnia de disco sentem dores intensas, é essencial consultar um médico antes de iniciar a prática de atividades físicas para ter certeza sobre quais tipos de exercícios podem ser feitos sem causar mais danos à coluna.

2. Manter um peso saudável

Como já mencionado, o excesso de peso pode aumentar a pressão sobre a coluna e seus discos, o que favorece o desenvolvimento ou a piora de uma hérnia de disco.

3. Adotar uma boa postura

Manter uma boa postura pode reduzir a pressão nos discos. Principalmente se você trabalha sentado a maior parte do dia, é importante manter as costas retas e alinhadas e uma boa ergonomia em geral para evitar dores indesejadas.

Embora a hérnia de disco possa ser dolorosa, o tratamento é bastante promissor e é possível ter uma boa qualidade de vida. É essencial se manter em movimento mesmo sentindo um pouco de dor, já que o sedentarismo pode agravar ainda mais a condição.

(Video) Qual é o melhor remédio para DOR LOMBAR?

Consulte um fisioterapeuta ou um educador físico que possam indicar exercícios adequados para o seu caso e que ajudem a diminuir as dores e a realizar suas atividades rotineiras normalmente, além de um médico para receitar os melhores remédios para hérnia de disco no seu caso.

Fontes e referências adicionais

Você tem hérnia de disco? Você já utilizou algum destes remédios? Comente abaixo!

7 remédios para hérnia de disco mais usados (6)7 remédios para hérnia de disco mais usados (7)7 remédios para hérnia de disco mais usados (8)7 remédios para hérnia de disco mais usados (9)7 remédios para hérnia de disco mais usados (10) (38 votos, média 4,05)
7 remédios para hérnia de disco mais usados (11)Loading...

FAQs

Qual o melhor comprimido para quem tem hérnia de disco? ›

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Que se toma para desinflamar hérnia de disco? ›

Colocar compressas quentes ou uma bolsa de água quente na região com dor por pelo menos 20 minutos ajuda a aliviar bastante o processo de dor. A fisioterapia também possui técnicas que ajudam nesse processo, como a utilização de infravermelho e ondas curtas, que ajudam a reduzir o processo inflamatório local.

O que tomar para desinflamar a coluna? ›

Anti-inflamatórios não esteroides

Esses remédios, como o ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), por exemplo, agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas e tromboxanos, ajudando a aliviar a dor lombar.

Como é o nome da injeção para dor na coluna? ›

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

Qual o remédio mais forte para dor na coluna? ›

Em caso de dor intensa, o médico pode indicar o uso de codeína ou tramadol, que são prescritos quando a dor é mais forte, no entanto, em casos mais graves, pode ser recomendado o uso de opioides mais fortes por um curto período de tempo. Exemplos: codeína, tramadol, hidromorfona, oxicodona e fentanila.

Qual a melhor injeção para hérnia de disco? ›

Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Qual o nome da injeção para nervo ciático? ›

Uso de medicamentos para alívio da Dor no nervo Ciático.

Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren.

O que fazer quando a hérnia começa a doer? ›

– FICAR EM REPOUSO AJUDA A REDUZIR OS SINTOMAS EXISTENTES – Caso o paciente esteja com dor o repouso é a forma mais indicada para aliviar os sintomas. Só tome medicação caso tenha indicação do seu médico.

Qual é a pior posição para quem tem hérnia de disco? ›

Errado: evite levantar ou deitar dessa forma pois ela causa grande esforço na musculatura abdominal e muita sobrecarga na coluna lombar. Certo: o primeiro passo é sentar-se na borda da cama; evite deitar-se de uma vez e de costas. Depois de sentar na borda da cama, deite-se de lado com a ajuda do cotovelo e da mão.

Qual a melhor injeção para nervo inflamado? ›

Bloqueio epidural: é uma técnica especial de injeção para controle rápido da dor causada pela inflamação da raiz espinhal denominada de radiculopatia. A causa mais comum para este tipo de dor é a hérnia de disco que pode ser lombar , cervical ou mesmo dorsal.

Quais os relaxantes musculares mais fortes? ›

Miosan, Dorflex ou Mioflex são alguns remédios que contêm relaxante muscular e que podem ser usados em situações de tensão e dor muscular e nos casos de contraturas musculares ou torcicolos.

Qual o nome da injeção para dor? ›

Injeção Epidural

A dura-máter é a camada mais externa das três camadas que envolvem a medula espinhal e a cauda equina. Uma injeção epidural se refere à aplicação do medicamento na dura-máter.

Qual injeção mais forte para dor? ›

A temida Benzetacil combina todos os fatores: é um medicamento viscoso, aplicado dentro do músculo e com uma agulha de calibre relativamente grosso.

Como desinflamar o nervo ciático rápido? ›

Algumas opções de tratamento caseiro para o nervo ciático inflamado são:
  1. Fazer terapia frio-calor. ...
  2. Beber chás anti-inflamatórios. ...
  3. Passar uma pomada anti-inflamatória. ...
  4. Fazer uma massagem. ...
  5. Realizar alongamentos. ...
  6. Evitar ficar muito tempo de repouso. ...
  7. Preferir alimentos anti-inflamatórios.

Quantas injeções de Diprospan posso tomar? ›

No tratamento intralesional, é recomendada uma dose intradérmica de 0,2mL/cm² de DIPROSPAN® distribuída igualmente com uma seringa do tipo tuberculina e agulha de calibre 26. A quantidade total de DIPROSPAN® aplicada em todas as áreas não deverá exceder 1mL por semana.

Qual o melhor remédio para coluna é nervo ciático? ›

Remédios para dor no nervo ciático
Anti-inflamatórios não esteroidesCetoprofeno (Profenid), ibuprofeno (Alivium), naproxeno (Flanax)
Analgésicos opioidesCodeína (Codein), tramadol (Tramal)
CorticoidesDexametasona e betametasona
Relaxantes muscularesCiclobenzaprina (Miosan), orfenadrina (Miorrelax)
3 more rows

Para que serve o remédio Alginac de 1000? ›

Alginac 1.000 é indicado no tratamento de lombalgias (dores na região inferior das costas), cervicalgias (dores na região posterior ou lateral do pescoço), braquialgias (dores nos braços), radiculite (inflamação da raiz de um nervo), neuralgia intercostal (dor nos nervos que suprem os músculos entre as costelas), ...

Como aliviar a dor nas costas em 5 minutos? ›

Ter uma compressa de gel que pode ser aquecida no micro-ondas ajuda quem sofre com dor nas costas e nos ombros porque passa muito tempo sentado no computador ou fica de pé, parado na mesma posição, por muito tempo. Também é possível fazer uma compressa caseira colocando um pouco de arroz dentro de uma meia.

Qual o melhor relaxante muscular para coluna? ›

Medicamentos Relaxantes Muscular Para Coluna
  • Cloridrato de Ciclobenzaprina 5mg Genérico Biosintética 30 Comprimidos Revestidos.
  • Cloridrato Ciclobenzaprina 10mg Genérico EMS 15 Comprimidos.
  • Mirtax 5mg Aché 10 Comprimidos Revestidos.
  • Algi Tanderil Glenmark 12 Comprimidos.

Quem tem problema de hérnia de disco pode fazer caminhada? ›

A prática de atividade física não é contraindicada para quem tem hérnia de disco, pelo contrário. A prática de atividade física leva ao fortalecimento muscular. Por outro lado, a inatividade leva à perda da força muscular, piorando o quadro.

Qual a melhor posição para dormir quando se tem hérnia de disco? ›

Qual a maneira correta de dormir para quem tem hérnia de disco? Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão. Essa pode ser considerada uma das melhores posições.

Qual a melhor pomada para dor no nervo ciático? ›

As pomadas anti-inflamatórias, com diclofenaco ou piroxicam, podem ser compradas na farmácia sem receita médica e ajudam a aliviar bastante a dor provocada pelo nervo ciático inflamado.

Qual o melhor relaxante muscular para nervo ciático? ›

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

Quando o nervo ciático não Desinflama? ›

Fale com um médico se: Seus sintomas não estão melhorando com os tratamentos feitos em casa; O surto de dor durou ou durar por mais de uma semana; A dor é mais intensa do que em crises anteriores ou for piorando gradativamente.

Como é a dor de quem tem hérnia de disco? ›

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

É possível uma hérnia sumir? ›

As hérnias não desaparecem sozinhas e a única forma de curá-las é a cirurgia. A doença é um defeito ou um orifício nos músculos do abdome que permite que algum órgão (intestino ou uma porção de gordura) protrua (passe) através dele.

Quais são os sintomas de hérnia inflamada? ›

Sintomas da hérnia

Inchaço no local da saliência; Dor na região, especialmente depois de realizar esforços; Dor na região ao evacuar ou tossir.

Quem tem hérnia de disco pode ficar muito tempo sentado? ›

Realmente ficar sentada o dia inteiro não é nada recomendável para quem tem hérnia de disco sintomática. O ideal é que faça alongamentos a cada 40' e intervalos com caminhadas curtas (exemplo...

Quem tem hérnia de disco tem que ficar de repouso? ›

Você pode optar pelo repouso, mas não será uma forma de tratamento eficaz como as outras. A melhor maneira de tratar hérnia de disco é com movimento. Ficar parado só vai atrasar sua recuperação. Procure sempre uma avaliação médica, para que você tenha o tratamento indicado de acordo com o seu caso.

Quem tem hérnia de disco pode trabalhar em pé? ›

A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente. Ao analisarmos se a hérnia causa a incapacidade devemos considerar no mínimos seis pontos: Evolução da doença.

Qual a diferença do Tramal para o Tramadol? ›

Olá, o Cloridrato de Tramadol e o Tramal tem a mesma fórmula, mesmo princípio ativo, ambos são analgésicos opióides, que tratam a dor de moderada a forte intensidade. Sendo que o primeiro é a forma genérica e o segundo é o medicamento de referência.

É perigoso dor no nervo ciático? ›

Sim. A dor ciática pode ser acompanhada de fenômenos sensoriais (perda ou diminuição da sensibilidade) ou motores (perda de força para determinados movimentos). Se você perceber que tem perda de algum movimento da perna ou pé, venha urgente até nós pois pode estar havendo uma grave lesão do nervo ciático.

Onde passa o nervo ciático na perna? ›

Seu trajeto se inicia mais ou menos no meio da coluna vertebral e vai para baixo, passando pelos glúteos e seguindo pela coxa até alcançar os joelhos, onde o nervo ciático se divide em outras duas ramificações, até chegar aos pés.

Qual é o melhor Dorflex ou Torsilax? ›

Miorrelax é a mesma coisa que Dorflex. Mas o Torsilax é outro medicamento, ele tem outros componentes, sendo anti-inflamatório, analgésico e relaxante muscular. Torsilax seria o mesmo que Tandrilax, Mioflex.

Para que serve o medicamento flanax? ›

dores musculares e articulares, como por exemplo torcicolo, bursite, tendinite, dor nas costas, dor nas pernas, cotovelo do tenista, dor reumática; dor após traumas: entorses, distensões, contusões, lesões leves decorrentes de prática esportiva.

Qual o nome do genérico do tandrilax? ›

Infralax® auxilia no processo analgésico e anti-inflamatório, atua com precisão no foco da dor, promovendo o relaxamento muscular.

Para que serve a injeção de Diprospan? ›

Indicado para tratar: Doenças ósseas e musculares: artrite reumatóide, osteoartrite, bursite, espondilite anquilosante, epicondilite, radiculite, ciática, torcicolo, cisto ganglionar, exostose, fascite.

Para que serve a injeção de profenid? ›

PROFENID IV é um medicamento anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, sendo indicado no tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos e traumatismos, e de dores em geral. Desta forma, PROFENID IV pode ser utilizado no tratamento da dor no pré e pós-operatório e outras patologias dolorosas.

Quais os sintomas de câncer no nervo ciático? ›

Dor nas costas, que piora com o tempo, não está associada a nenhuma atividade física e piora quando você se deita. Fraqueza muscular ou dormência nos braços e nas pernas que piora com o tempo. Perda generalizada de sensações, dormência e formigamento. Perda de sensibilidade em certas áreas do corpo.

Quem tem problema no nervo ciático pode caminhar? ›

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

Qual o lado do nervo ciático direito ou esquerdo? ›

Sintomas e diagnóstico na ciática

Embora a dor de costas seja frequente (daí também a designação de lombociatalgia), a ciática é tipicamente caracterizada por uma dor distal afetando apenas um lado, perna direita ou perna esquerda.

Qual é o genérico do Diprospan? ›

DIPROPIONATO DE BETAMETASONA 1 AMPOLA (NEO QUÍMICA) GENÉRICO DIPROSPAN.

Qual o outro nome do Diprospan? ›

Betaspan 5mg + 2mg, caixa com 1 ampola com 1mL de suspensão de uso injetável.

Qual é a injeção para dor na coluna? ›

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

Quanto tempo demora para desinflamar hérnia de disco? ›

Cerca de 80% das dores por hérnia de disco acabam dentro de 2 meses, com ou sem tratamento, os 20% restantes irão levar a dor crônica.

Qual é a pior posição para quem tem hérnia de disco? ›

Errado: evite levantar ou deitar dessa forma pois ela causa grande esforço na musculatura abdominal e muita sobrecarga na coluna lombar. Certo: o primeiro passo é sentar-se na borda da cama; evite deitar-se de uma vez e de costas. Depois de sentar na borda da cama, deite-se de lado com a ajuda do cotovelo e da mão.

Qual o melhor tratamento para hérnia de disco lombar? ›

O tratamento com remédios indicados pelo médico pode ser feito com o uso de comprimidos por via oral de anti-inflamatórios como ibuprofeno ou naproxeno, analgésicos como paracetamol ou codeína, ou relaxantes musculares para reduzir a contração da musculatura lombar que pode causar mais dor.

O que é bom para crise de hérnia? ›

A hérnia abdominal é causada por uma fraqueza na musculatura do abdômen, que resulta em um orifício pelo qual o conteúdo interno da cavidade abdominal extravasa. Dessa forma, a única opção de tratamento — e cura — é quando essa abertura é fechada, o que só ocorre por meio do tratamento cirúrgico.

Qual é a melhor posição para dormir quem tem hérnia de disco? ›

Qual a maneira correta de dormir para quem tem hérnia de disco? Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão. Essa pode ser considerada uma das melhores posições.

O que fazer quando a hérnia começa a doer? ›

– FICAR EM REPOUSO AJUDA A REDUZIR OS SINTOMAS EXISTENTES – Caso o paciente esteja com dor o repouso é a forma mais indicada para aliviar os sintomas. Só tome medicação caso tenha indicação do seu médico.

Qual o nome da injeção para nervo ciático? ›

Uso de medicamentos para alívio da Dor no nervo Ciático.

Muitas vezes o médico prescreve uma injeção de anti-inflamatórios e relaxantes musculares juntos, por exemplo: Muscoril e Voltaren.

Quem tem problema de hérnia de disco pode fazer caminhada? ›

A prática de atividade física não é contraindicada para quem tem hérnia de disco, pelo contrário. A prática de atividade física leva ao fortalecimento muscular. Por outro lado, a inatividade leva à perda da força muscular, piorando o quadro.

Quem tem hérnia de disco pode ficar muito tempo sentado? ›

Realmente ficar sentada o dia inteiro não é nada recomendável para quem tem hérnia de disco sintomática. O ideal é que faça alongamentos a cada 40' e intervalos com caminhadas curtas (exemplo...

Quem tem hérnia de disco tem que ficar de repouso? ›

Você pode optar pelo repouso, mas não será uma forma de tratamento eficaz como as outras. A melhor maneira de tratar hérnia de disco é com movimento. Ficar parado só vai atrasar sua recuperação. Procure sempre uma avaliação médica, para que você tenha o tratamento indicado de acordo com o seu caso.

Porque a hérnia de disco dói a perna? ›

É exatamente por isso que, em muitas situações de hérnia de disco, ocorre um pinçamento ou compressão do nervo, justamente esse nervo que desce para a região da perna, por esse motivo ocorrem esses sintomas de dor, dormência ou formigamento nos membros inferiores.

O que não pode fazer com hérnia de disco? ›

A hérnia de disco na sua maioria é póstero ou póstero-lateral, e assim são contraindicados os exercícios que aumentam a pressão sobre os discos no sentido posterior como nos movimentos de flexão e rotação da coluna – como os exercícios roll up, roll over saw e teaser.

Quem tem hérnia de disco sente dor nas pernas? ›

Na coluna lombar, hérnia de disco pode provocar dor na perna? Sim, pode haver dor irradiada para o membro inferior, frequentemente associada a formigamento, dormência ou perda de força no pé.

Qual alimento faz mal para hérnia? ›

“Evite café preto, chá preto e derivados, bebidas alcoólicas, chocolates e achocolatados, assim como alimentos muito ácidos ou condimentados. O ideal é que o paciente não se deite logo após comer e eleve a cabeceira da cama para evitar sintomas.

Quem tem hérnia pode comer muito? ›

Sempre importante uma alimentação balanceada, sem exageros. Alimentos que, sabidamente, causam gases/distensão abdominal, podem levar ao desconforto pela hérnia, mas isso não é uma certeza. O melhor a se fazer, é manter uma alimentação adequada, e procurar um cirurgião para corrigir o defeito da parede abdominal.

Quais são os sintomas de hérnia inflamada? ›

Sintomas da hérnia

Inchaço no local da saliência; Dor na região, especialmente depois de realizar esforços; Dor na região ao evacuar ou tossir.

Videos

1. Tenho Hérnia de Disco...O que eu faço??? Remédio, Cirurgia ou Exercício
(Profa Dra Eliane Coutinho)
2. Hérnia de disco: o que fazer para reduzir as dores nas costas
(TVCidadeVerde)
3. QUAL É O MELHOR REMÉDIO PARA DESINFLAMAR A COLUNA - Fisioprev com Guilherme Stellbrink
(Fisioprev com Guilherme Stellbrink)
4. Quanto Tempo Dura uma Crise de Hérnia de Disco e Lombar
(Michelle Pontes)
5. AS LESÕES MAIS FREQUENTES NA COLUNA CERVICAL.
(Anatomia Fácil com Rogério Gozzi)
6. Dor e Sintomas Irradiados na Hérnia de Disco Cervical
(Michelle Pontes)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Trent Wehner

Last Updated: 11/21/2022

Views: 5951

Rating: 4.6 / 5 (76 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Trent Wehner

Birthday: 1993-03-14

Address: 872 Kevin Squares, New Codyville, AK 01785-0416

Phone: +18698800304764

Job: Senior Farming Developer

Hobby: Paintball, Calligraphy, Hunting, Flying disc, Lapidary, Rafting, Inline skating

Introduction: My name is Trent Wehner, I am a talented, brainy, zealous, light, funny, gleaming, attractive person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.